Shiatsu

Estudo comprova: Shiatsu melhora a qualidade de vida

Originada no Japão, a terapia usa os meridianos ou canais de energia e aplica pressão dos dedos em partes específicas do corpo com o objetivo de aliviar dores e tensões musculares. Além disso, promove o relaxamento e gera sensação de bem-estar geral.

O que diz a ciência: um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostrou que o shiatsu foi responsável pelo alívio das dores de um grupo de pacientes com fibromialgia (caracterizada por dores crônicas em diversas partes do corpo). Dois grupos foram acompanhados: 17 pessoas participaram de sessões de shiatsu de 50 minutos; e 17 não receberam a técnica, mas, sim, uma cartilha com orientações educativas sobre a fibromialgia.

Após oito semanas, 29% dos participantes que receberam a técnica disseram que a fibromialgia ainda tinha um forte impacto em seu cotidiano, só que antes do estudo e da aplicação do shiatsu isso chegava a 70%. Já no grupo que não recebeu shiatsu, essa variação é menor: 64% no início e 59% após as oito semanas. Além do alívio das dores, houve ainda melhora da qualidade do sono e da vida das pessoas avaliadas, bem como da sensação de equilíbrio.

Fonte: https://guiame.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *